PIM MASSAGEM E DRENAGEM
Técnica de drenagem linfática proposta por Vodder preconiza a utilização de uma pressão suave, lenta e repetitiva em que não há deslizamento do tecido a ser tratado e sim a ação de “empurrar e relaxar” o tecido subcutâneo em duas fases diferentes de toque.
Após as fases de toque, existe um relaxamento total da pressão e mantém-se apenas o contato da mão com a pele. O sentido da drenagem segue o sentido do fluxo linfático no tecido. Na técnica de Vodder, a massagem sempre se inicia distalmente ao segmento a ser drenado (Borges, 2006).
Segundo BORGES (2006), na face, são propostos por Vodder dois tipos de movimentos:
• Círculos estacionários (fixos) realizados no rosto e no pescoço. Com a mão espalmada sobre a pele, os dedos realizam movimentos contínuos em forma de círculos ou espirais. A pressão deve ser realizada apenas na primeira metade do circulo. Na segunda metade, existe o contato, porém, sem a pressão, possibilitando o retorno do tecido ao local de origem. Realiza-se entre 5 e 7 movimentos.
• Movimentos de bombeamento nesta manobra, o polegar e os dedos movem-se na mesma direção em sentido circular. As pontas dos dedos não são utilizadas, sendo o controle do movimento realizado pelo punho do terapeuta. Assim como na manobra anterior, a pressão deve ser realizada apenas na primeira metade do circulo. Na segunda metade, existe o contato, porém, sem a pressão, possibilitando o retorno do tecido ao local de origem. Realiza-se entre 5 e 7 movimentos.
Método Ganância
O método Ganância associa as manobras de drenagem linfática manual com movimentos de alongamento e pressão para relaxamento. Ganância preconiza que para a drenagem linfática manual ser eficiente, é necessário primeiro favorecer a reabsorção do líquido intersticial e as sobrecargas líquidas.
Em segundo lugar, o objetivo é favorecer o transporte deste líquido reabsorvido, nos ductos das vias de circulação de retorno: venosas e linfáticas. Para que estas vias