TRABALHO DE LUBRIFICA O
LUBRIFICAÇÃO
SALVADOR
2014
LUBRIFICAÇÃO
Trabalho referente à disciplina de Motores de Combustão Interna, como avaliação parcial da Unidade II do semestre letivo vigente, orientados pelo Prof. José Fábio Andrade.
SALVADOR
2014
1. INTRODUÇÃO
A lubrificação desempenha um papel importantíssimo na área industrial e está presente há muito tempo em nossa sociedade. No Egito antigo se tinha uma dificuldade enorme de transportar grandes blocos de pedra para a construção de pirâmides e alguns outros monumentos. Como naquela época não se tinha conhecimento da lubrificação, os escravos usavam toras de madeira debaixo dos trenós com o intuito de diminuir o atrito e facilitar os transportes dos blocos.
Sendo colocados em padrões atuais os troncos de madeira hoje seriam os roletes. No ano de 2600 AC foi encontrada a primeira experiência que se tem conhecimento envolvendo a lubrificação, onde os escravos do Egito usavam sebo de animais em baixo dos trenós facilitando a movimentação dos mesmos. Os gregos e os romanos também utilizavam os lubrificantes nas bigas, meio de transporte da época, e nas famosas olimpíadas gregas ocorriam às corridas de bigas. Nas carruagens e nos portões na idade média também era utilizada gordura animal como lubrificante.
No século VIII na Noruega os vikings eram eximes construtores de barco e nas articulações da vela e no eixo leme utilizava óleo de baleia para a lubrificação. No início das grandes navegações comerciais forma utilizados óleos de baleia para lubrificar algumas partes dos navios. No século XVIII com a explosão da revolução industrial e o aperfeiçoamento das máquinas têxteis, a lubrificação foi utilizada para um melhor funcionamento das maquinas. Os lubrificantes estão presentes na vida dos seres humanos há um bom tempo, e com o passar do tempo a nossa necessidade de melhoria de qualidade no processo fez com que os lubrificantes evoluíssem juntamente com a nossa evolução.
2.