Trabalho de introdução ao direito,
Matéria: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO (IED)
A introdução ao Estudo (ou a ciência) do Direito é uma matéria que visa fornecer uma noção global da ciência que trata do fenômeno Jurídico, propiciando uma compreensão de conceitos, Jurídicos comuns a todos os ramos do direito e introduzindo o estudante e o jurista na terminologia técnico-jurídica.
Trata-se de uma disciplina eminentemente formativa, destinada a criar no estudioso uma mentalidade Jurídica e dos conceitos Jurídicos básicos para a elaboração científica do Direito
As origens do vocábulo Direito
Ao estudar direito como ciência, devemos naturalmente examinar sua definição, assim como o lugar que ele ocupa no conjunto das ciências e a natureza de seus objetos. Tais problemas pertencem ao campo Epistemologia Jurídica.
Epistemologia, do grego “epistême” (ciência) e “logos” (estudos), significam etimologicamente, ”Teoria da Ciência”
Que significa a palavra “Direito”? Qual a sua origem?
Nas línguas modernas encontramos os dois conjuntos de termos utilizados para exprimir a idéia de Direito.
Um primeiro conjunto liga-se ao vocábulo “Direito “, que encontra similar em todas as línguas neolatinas: Droit (francês), Diritto (italiano), Derecho (espanhol), Recht (alemão), Right (inglês).
Essas palavras têm sua origem num vocábulo do baixo Latim: “Directum” ou “Rectum”, que significa “Direito” ou “Reto”, “Rectum” ou “Directum” é o que é conforme a uma régua.
Mas, ao lado desses, existe outros conjuntos de palavras que na língua moderna, ligam-se á noção de direito. Esse conjunto é representado pelos vocábulos: Jurídicos, Jurisconsulto, Judicial, Jurisprudência, etc. Que encontra também, similar em quase todas as línguas modernas. A origem dessas palavras encontra-se, no termo latino Jus (Júris), que significa Direito.
Para complementar a indicação das origens do vocábulo Direito, convém citar, também, a palavra grega correspondente Diké, que significa “indicar”.
Pluralidade de