Trabalho de Introducao ao Direito
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Alunos: Bruna Toso de Alcântara, Bruno Rizzi de Vieira, Caroline König, Everton Olivio Capra, Jéssica Almeron Bertocchi e Sirlei Lopes Vidal
Professor: Antônio Flavio Garcez Xavier
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito
Santa Maria, 30 de junho de 2011
1 – Como se caracteriza a disciplina Introdução ao Estudo do Direito?
A disciplina Introdução ao Estudo do Direito fornece conhecimentos básicos, gerais e comuns a qualquer área do Direito, nessa disciplina são dadas noções fundamentais para a compreensão do universo jurídico, referindo-se a diversos conceitos que serão utilizados mais tarde, apenas com objetivos pedagógico.
Essa disciplina possui uma característica autônoma, pois desempenha funções exclusivas de sistematização a ciência do Direito, característica inexistente nas demais que compõem o currículo do curso. Alem de fornecer informações necessárias para o futuro.
Introdução ao Estudo do Direito propicia uma adaptação do leigo ao mundo jurídico, conciliando os conhecimentos por ele já sabidos (senso comum), com os outros que acaba de conhecer (senso teórico).
Também tem o papel de simplificar conceitos e situações inusitadas, que poderiam trazer certos problemas na compreensão e formação do futuro profissional, seja qual área este irá seguir. É nesse estágio que as bases de um raciocínio jurídico começam a surgir.
A disciplina de Estudos ao Direito introduz de maneira clara e fácil conceitos básicos que serão usados mais tarde nas matérias relacionadas ao direito internacional, um dos pilares nos Estudos das Relações Internacional.
2 – Aborde o tema coercibilidade e coercitividade da norma jurídica.
Coercibilidade é poder que tem a norma jurídica de se fazer cumprir à força. Por isso o Estado, contrariando a vontade