Documento
O plano da cidade industrial feita por Tony Garnier foi terminado em 1901, antes da Carta de Atenas, que foi o primeiro manifesto do urbanismo progressista, criado pelos membros da CIAM ( Congresso Internacional de
Arquitetura Moderna) colocaram o urbanismo como primeiro plano de preocupações. No projeto da cidade há uma separação de funções: trabalho, habitação, lazer e saúde.
Vista aérea da cidade industrial
“Garnier havia dado um grande passo adiante ao tratar toda uma cidade sem se perder numa infinidade de detalhes, como muitos de seus contemporâneos. Seus projetos para casas, escolas, estações ferroviárias e hospitais também representaram um grande avanço. ( GIEDION, 2004, pág.
810)
“ Uma cidade industrial tem como princípios diretores a análise e a separação das funções urbanas, a exaltação dos espaços verdes que desempenham o papel de elementos isoladores, a utilização sistemática dos materiais novos, em particular do concreto armado.” (CHOAY, 1979, pág.
163)Em 1907, o prefeito de Lyon, nomeou Tony Garnier como arquiteto chefe da cidade.
O plano da cidade‐industrial, era em um terreno que ao mesmo tempo era na zona montanhosa e uma planície, por ele atravessava um rio. Essa região estava localizada na parte sudoeste da França, o ponto de partida é a força que é a torrente, o leito dela está represado, uma usina distribui a energia da cidade. “ A razão determinandte do estabelicimento de uma tal cidade pode ser a presença próxima de matérias‐primas, ou a existência de uma força natural suscetível de ser utilizada para o trabalho, ou ainda a comodidade dos meios de transporte.” (CHOAY, 1979, pág. 164)
Planta da cidade industrial
26/06/2015 CidadeJardim e Cidade Industrial http://cidadejardimecidadeindustrial.blogspot.pt/ 7/12
1‐ Cidade Antiga
2‐ Estação Central
3‐ Bairros residenciais
4‐ Centro
5‐ Escolas primárias
6‐ Escolas profissional
7‐ Hospital
8‐ Estação
9‐ Zona industrial
10‐ Estação industrial
11‐ Cemitério
12‐