Trabalho de gestão da qualidade
A qualidade, nos dias de hoje, não é mais uma função isolada dentro das organizações nem somente um diferencial de mercado. Qualidade, produtividade e competitividade, são conceitos que conceitos que as empresas devem absorver para tornarem-se aptas a buscar a excelência, garantindo assim, a sobrevivência no mercado.
Qualidade
Para Conte e Durski (2002, p. 60)as transformações exigidas pela modernidade estão apontando para uma nova relação entre trabalho, gestão, aprendizagem e capacidade de as pessoas contribuírem individualmente para os resultados, a partir da adoção de uma visão mais abrangente e integrada sobre as transformações que ocorrem na produção e comercialização de bens e serviços para satisfação das necessidades de sobrevivência pessoal e da própria qualidade de vida na sociedade.
Produtividade
Diante de um cenário mundial moderno, em que os clientes têm pressa em adquirir bons produtos e serviços, e no qual cada dia mais empresas entram no mercado e tornam-se aptas à competição, as organizações buscam incessantemente diminuir o desperdício e produzir com qualidade, visando ao aumento de sua produtividade. A produtividade é um dosfatores que contribuem para a sobrevivência das organizações.
Competitividade
A mudança de perfil dos clientes, que passam a ser cada vez mais informados, exigentes e conscientes de seus poderes, faz com que as empresas busquem a diferenciação. Énecessário criatividade, agilidade e, principalmente, confiabilidade para conquistar e manter os clientes. Nesse ambiente, competir é preciso.
Métodos e ferramentas de gestão da qualidade
O PDCA, como método de melhoria contínua divide-se em:
P - Plan: planejar – É utilizado para se definirem os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para se atingirem as metas propostas.
D – DO: fazer, executar – É a realização da educação e dos treinamentos necessários à execução das atividades