TRABALHO DE FILOSOFIA E TICA
ÉTICA E RECURSOS HÍDRICOS: ESCASSEZ E POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Conceitos
3. Origem
4. Histórico
5. Poluição das Águas
6. Escassez das Águas
7. No Brasil
8. Métodos de Purificação da Água
9. Gestão da Água
10. Rio-92
11. O que Podemos fazer?
12. Água e a Economia
13. Conclusão
14. Anexos
15. Referências Bibliográficas
Introdução
Este trabalho tem o propósito de abordar o tema ÁGUA sobre o aspecto ético que o rodeia. Propõem uma reflexão de como a sociedade se relaciona com esse bem natural e renovável que é tão vital para a sobrevivência de todos os seres vivos. Traz à tona alguns questionamentos importantes sobre o quanto somos responsáveis pelo cuidado e valorização da água para nós e para as próximas gerações.
Referencial Teórico – Ética
Método – Pesquisa Teórica
Conceitos
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. As águas superficiais são os oceanos (água salgada), rios, lagos, calotas polares, geleiras e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo. As águas subterrâneas são as que se localizam abaixo da superfície terrestre e são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos). Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta são de água doce, sendo que apenas 0,08% estão em regiões acessíveis ao ser humano. O Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial do mundo.
Diferentes tipos de uso: (irrigação, abastecimento, energia hidráulica, controle de enchentes, piscicultura, lazer e outros).
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. Neste sentido, a ética,