Gest o de estoques e armazenagem
Os
custos de pedido são todos os custos que estão relacionados a reposição dos estoques,ou seja,tudo,tudo aquilo que é gasto em recursos financeiros para que possa se fazer à reposição dos estoques.
Custos de armazenamento
Ao analisar o custo de operação de uma armazém, com o objetivo de aumentar a sua produtividade, é preferível abordar o problema de ponto de vista gerencial, e não o posicionamento dos equipamentos ou do layout.
Ao negociar o controle de custos de um armazém, os contabilistas se deparam com valores de 20% á 30% dos produtos estocados conforme o seu valor.
O custo de um armazém é rateado em várias partes, nem sempre com uma precisão tão exata.
Custos de armazenamento
Custo de mão de obra;
Custo de encargos de mão de obra;
Custos de áreas comuns da empresa;
Despesas com manutenção;
Juros sobre estoques;
Uniformes e segurança individual;
Limpeza e higiene;
Iluminação;
Obras civis;
Seguro contra riscos;
Despesas administrativas.
Custos de armazenamento
De apreciação sobre sistemas de movimentações:
Incidem sobre a soma de valores de equipamentos de transportes, tais como: carrinhos, empilhadeiras e outros veículos de transportes de cargas em armazéns.
Fonte: Livro armazém e distribuição física – Reinaldo A. Moura
Custeio ABC
Brimson
(1996) Nakagawa (2001) defendem a utilização do ABC, quanto ao fato de que não se devem abandonar o método de custeio direto em função do ABC, segundo
Martins(2003), é viável e necessário ter a aplicação de ambos direto e indireto cada um possui suas características e funcionalidades, com isso, pode se chegar ao custo mais despesa global de um produto dividido em custo e despesas diretas e custos e despesas e físicas apropriadas pelo ABC.
Custeio ABC
O
Sistema de custeio ABC permite melhorar visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetivos de