Trabalho De Filosofia Tica
CENTO ACADÊMICO DO AGRESTE
ÁGUEDA FERNANDA DE HOLANDA CORDEIRO LEITE
CLÁUDIA ELLEN DA CONCEIÇÃO SANTOS
REGYHANA SALES
NATHALI SÁ
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIO E POSSIBILIDADES
CARUARU- PE
2014
ÁGUEDA FERNANDA DE HOLANDA CORDEIRO LEITE
CLÁUDIA ELLEN DA CONCEIÇÃO SANTOS
REGYHANA SALES
NATHALI SÁ
Trabalho apresentado como requisito avaliativo na disciplina Fundamentos de Filosofia, no Curso de Administração, na Universidade Federal de Pernambuco sob a orientação do Prof. Francisco Carlos Lopes da Silva.
CARUARU- PE
2014
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho é baseado no artigo ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES da autora Nanci Fonseca Gomes, mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo. Obtido através da REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- RAP, o artigo foi aceito em abril de 2014.
O presente artigo faz análises do comportamento e aspectos da moralidade em ocupantes de chefia em cargos públicos. A racionalidade da administração pública e a moralidade do indivíduo são relevantes ao estudo assim como apontar os atributos a serem fortalecidos pelos indivíduos.
2. DESENVOLVIMENTO
Corrupção é o ato de oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. A expressão indica a falência da ética que é baseada na consciência de que as ações pessoais de cada indivíduo interferem no contexto social.
Os interesses particulares se sobrepõem aos interesses da sociedade quando a corrupção é praticada na administração pública.
A pesquisa por trás do artigo parte de um enfoque social e psicanalítico de Freud e se baseia em duas hipóteses: A primeira nos mostra que o próprio setor de administração pública não favorece uma fiscalização dos atos e preceitos éticos,e a segunda em que a conduta ética do indivíduo é desfavorável pela própria formação pessoal do mesmo.
A FORMAÇÃO DA MORALIDADE E DA ÉTICA