Trabalho de fai
(Itel)
Trabalho de: FAI
Tema: A violência Domestica
Índice
Introdução
Breve/Curta Indroduçã0
Desenvolvimento
Conceito de violência doméstica
Tipos de violência doméstica
Perfil do agressor e da vítima
Mitos
A aplicação da lei
Conclusão
Nome: Ednilson Josué Craveiro Quiúma
Classe: 10ª
Turma: A1
Sala: 14
Nº: 15
Introdução
O tema que vou tratar neste trabalho é a Violência Doméstica.
É um fenómeno cada vez mais comum nas nossas sociedades.
A violência doméstica não atinge só a mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes, e não parte só do marido/companheiro. As mulheres assumem, por vezes, o papel de agressoras.
Apesar de fazer referências a esta vertente, não dou principal destaque à violência doméstica no feminino, mas em alguns casos restringindo-me apenas à mulher adulta.
Começo por dar uma definição do que é a violência doméstica, suas causas, os tipos de violência, o perfil do agressor e da vítima, bem como alguns mitos acerca desta temática.
A violência domestica no geral pode assumir diversas formas que não uma agressão sociopática de natureza sexual e perversa no sentido psicanalítico do termo, até formas mais sutis como assédio sexual, discriminação, desvalorização do trabalho doméstico de cuidados com a prole e maternidade.
Desenvolvimento
1.1 Conceito de violência doméstica
A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Considera-se violência doméstica “qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo direto ou indireto (por meio de ameaças, enganos, coação ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou