Trabalho de Fai
1- Introdução
2- Desenvolvimento
2.1- A prática educacional como prática ética política
Moral
Ética
3- Os fundamentos ético-políticos
4- Projecto político pedagógico
5- Os fundamentos ético-políticos pedagógico
6- Conclusão
INTRODUÇÃO
Consequentemente, propõe uma educação ética que crie condições para a construção de identidades, que se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito a igualdade, orientando as condutas para que respondam as exigências de nosso tempo.
Todo homem enquanto pessoa, constitui um valor em si mesmo. Uma educação comprometida com o aprimoramento pessoal deve respeitar o homem em sua dignidade, repudiando qualquer tipo de discriminação.
A PRÁTICA EDUCACIONAL COMO PRÁTICA
ÉTICO POLÍTICA
Todos os homens dispõem de uma sensibilidade mora, mediante a qual avaliam suas acções. Muito dos padrões que marcam o nosso agir de imposição de natureza sócio cultural. A norma moral tem um carácter imperativo que impressiona o homem.
O homem goza de um determinado campo de liberdade, de vontade livre e de autonomia. Como tem uma consciência sensível aos conceitos, tem igualmente uma consciência sensível aos valores.
Moral, refere-se a relação das acções com os valores que a fundam, tais como consolidados em um determinado grupo social.
Ética, refere-se a essa relação, mas sempre procedida de um investimento elucidativo dos fundamentos, das justificativas desses valores, independentemente de sua aprovação ou não por qualquer grupo.
Os valores éticos fundam-se no valor da existência humana. A ética coloca-se numa perspectiva de universidade, enquanto a moral fica sempre presa a particularidade dos grupos e mesmos dos indivíduos.
O Projecto Político ao sinalizar que pretende construir uma escola cidadã, intencionalmente explicita seus fundamentos ético políticos enquanto: “ cultura própria, permeada por valores, expectativas,