Trabalho De FaI
Introdução …………………………………………….. 2
Planeamento Familiar……………………………………………. 3
Objectivos do planeamento familiar…………………………….. 3
Consulta de planeamento familiar……………………………….. 3
Tipos de planeamento familiar…………………………………… 4
Métodos Contraceptivos………………………………………… 5
Aspectos ético-religiosos…………………………………………. 6
Conclusão …………………………………………….. 7
Bibliografia …………………………………………… 8
Introdução
O presente trabalho refere-se ao planeamento familiar, que constitui um componente fundamental de saúde reprodutiva, visto que existem muitos problemas de mortalidade materna infantil por falta de sensibilização, informação e até aconselhamentos a todas as famílias para promover uma maternidade e paternidade responsável para melhorar a saúde e bem-estar da família.
O bem-estar de uma família e de uma sociedade está relacionada não só com as condições económicas e nível de instrução, mas também com o estado de saúde dos seus elementos.
As famílias numerosas são as que têm maior dificuldade económica, baixo nível de escolaridade e, em consequência, deficiente estado de saúde.
Os recursos alimentares são um factor extremamente importante para sobrevivência das famílias, independentemente de viverem em áreas rurais ou urbanas.
Planeamento Familiar
O Planeamento Familiar (PF) é uma componente fundamental na prestação de cuidados na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, tendo como principal objectivo o apoio e acompanhamento de mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contracepção. Para além destas vertentes o PF deve:
Promover uma vivência sexual gratificante e segura
Preparar uma maternidade e paternidade saudáveis
Prevenir a gravidez indesejada
Reduzir os índices de mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil
Reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis
A decisão,