Trabalho De Fai
Governo da Província de Luanda
Ministério da Educação
Instituto Medio Técnico Medio 17 de Dezembro
Trabalho Cientifico de FAI
Tema: Poliandria
Grupo:
Turno: Tarde
Turma:MM11DD
Sala:4
Lista Nominal
1 – Agapito Domingos Simão Hungo
2- António Z. Domingos
3 Amos Zeu de Melo
3- Clementina Capitão
4- Matias Adilson A. Lucas
5- Massaki Bostita Francisco
6- Silva André Rodrigues
Índice
Lista Nominal 2
Introdução 4
Poliandria 5
Poliandria e religião 5
Países Poliândricos 6
Consequências da Poliandria 7
Conclusão 8
Introdução
A poliandria ocorre em sociedades em que o infanticídio feminino faz com que existam bastante menos mulheres que homens. Como sucede, ou sucedia, nalgumas zonas da Índia, ou em sociedades com poucos recursos. No Tibete, por exemplo, a propriedade fundiária de uma família é transmitida a todos os filhos em comum, e não dividida em lotes que poderiam não ser suficientemente grandes para manter a família de cada um; por isso, os irmãos têm em comum a terra e também a mulher.
Poliandria
Poliandria: entende-se a união em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo. É o oposto da poliginia, forma de poligamia em que um homem possui duas ou mais esposas.
É crença comum de muitos antropólogos que a forma mais comum de poliandria é aquela em que dois ou mais irmãos desposam a mesma mulher. É notável que a poliandria é um tipo de poligamia menos frequente na história da humanidade que o é a poliginia, por motivos vários.
O historiador estado-unidense Edward McNall Burns observa que: (a poliandria) parece desenvolver-se sob condições de extrema pobreza, em que vários homens precisam reunir os seus recursos para comprar ou sustentar uma esposa, ou em que o infanticídio feminino é praticado como meio de controlar o crescimento da população. Este último costume não tarda a produzir um excesso de indivíduos masculinos.
Certamente, a extrema pobreza não foi a geradora da poliandria. Ao