PEDAGOGIA WALDORF Trabalhos Feitos
RESUMO
Este paper intitulado Pedagogia waldorf, uma educação baseada no dialogo, afeto e arte, tem como meta compreender a pedagogia em diferentes proposta pelas escolas waldorf, com sua proposta curricular muito rica. Assim o objetivo deste trabalho é analisar princípios e concepções Pedagógica, como metodologia relacionado com Artes.
O impulso artístico proposto por Rudolf Steiner– e formulado pela Antroposofia por meio da euritmia, escultura, pintura e arte da fala – é o machado afiado que possibilita ao aprendiz entrar em contato com seus próprios veios. Na busca do elemento artístico específico de cada arte, a pessoa depara-se com o universo dos fenômenos, conhece suas formas de expressão, e pode criar a partir de elementos como equilíbrio, movimento, cor, som, forma, ritmo, etc. A aproximação com tais elementos exige concentração e auto-observação, qualidades que se adquirem durante o próprio fazer artístico.
Palavra chave: Pedagogia Waldorf.Rudolf Steiner.Arte.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende mostrar, de forma sintética, o que é a Pedagogia Waldorf, concebida em 1919, pouco divulgada e muito especulada. No início há uma referência ao fundador da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia, Rudolf Steiner. Em outro momento, o relato dos Princípios da Pedagogia Waldorf, mostra a seriedade com que é tratada a educação e a relação do homem com o espaço em que vive. A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música; artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.
É ministrado na escola o mesmo currículo exigido em outras escolas como: