Trabalho de educação inclusiva
Aluno: Luiz Claudio Pereira Santos
Professora: Maria Teresa Rossetti Tibúrcio
Os fundamentos das deficiências e síndromes.
Primeiramente precisamos entender a diferença entre deficiência e síndrome.
Deficiência é um desenvolvimento insuficiente, em termos globais ou específicos, um déficit intelectual, físico, visual, auditivo ou múltiplo (quando atinge duas ou mais dessas áreas).
Síndrome é o nome que se dá a uma série de sinais e sintomas que, juntos, evidenciam uma condição particular.
A seguir vamos conhecer as definições, características das síndromes e deficiências mais comuns nas escolas.
Deficiência Física: Várias condições que afetam a mobilidade e a coordenação motora geral de membros ou e fala. Pode ser causada por lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, más formações congênitas ou por condições adquiridas.
Tendo como característica ser comum dificuldades no grafismo em função do comprometimento motor, sendo o aprendizado as vezes lento, muitos necessitam de cadeiras de rodas ou muletas para se locomover, outros apenas apoios especiais e material escolar adaptado.
É recomendado a escola ter elevadores e rampas, ficar atenta a cuidados do dia a dia com a hora de ir ao banheiro disponibilizando um funcionário para este fim.
Deficiência Visual: Condição apresentada por quem tem baixa visão ou cegueira(mínimo de visão ou perda total), que leva a necessidade de usar o braile para ler e escrever.
Como característica tem a perda visual causada em geral por duas doenças congênitas: glaucoma e catarata, sendo em alguns casos confundidas com miopia, astigmatismo que podem ser corrigidas com o uso de lentes, o que permite o retorno total da visão.
É recomendado a escola promover a realização de exames de acuidade visual, para identificar possíveis doenças, atenção redobrada quando o assunto for orientação e mobilidade, sinalizar bem os locais de acesso destes alunos inclusive com tabuletas escritas em