Metodologia do trabalho científico e Educação Inclusiva
A Metodologia da Pesquisa Científica é uma disciplina acadêmica que pretende auxiliar o pesquisador ou qualquer pessoa que se interesse em desenvolver um trabalho no campo científico apresentando várias técnicas para investigação científica, identificando suas limitações, implicações e utilizações. Foi estruturada com a hipótese de que não há produção de conhecimento científico, ou seja, ciência, se não por meio da pesquisa. A pesquisa é a atividade essencial e primordial dentro da Universidade, sendo esta responsável não apenas por produzir e ensinar o conhecimento, mas de proporcionar o progresso da sociedade por meio da pesquisa.
Atualmente conceitua-se pesquisa como sendo um processo formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade. Podemos perceber a pesquisa popular, que está em nossas ações corriqueiras; e a pesquisa científica que é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.
A pesquisa científica foi o início para o surgimento da ciência e será continuamente, base para o desenvolvimento das civilizações. A Ciência não é o único meio de o indivíduo ter acesso ao conhecimento e à verdade, sendo ela no mesmo instante investigação/pesquisa, conhecimento e tecnologia.
A pesquisa científica através de suas atividades propostas de cunho intelectual vislumbra a construção do conhecimento, que é um produto do intelecto do homem proporcionando a ele a condição de entender o mundo que o cerca e concomitantemente, desenvolver técnicas que possam ajudá-lo no seu dia a dia. Tal conhecimento é um ganho tanto para a ciência como para o aluno.
Toda pesquisa parte da existência de um problema ou dúvida que, através da investigação, tentará encontrar a solução ou a suposta resposta (hipótese) para o problema. Para alcançarmos êxito na pesquisa é preciso seguir um caminho