trabalho sobre educação inclusiva
RESPONDA AS PERGUNTAS
1- Qual o significado de paradigma – e qual a concepção moderna de paradigma?
R:Palavra de origem grega, os paradigmas podem ser definidos, como modelos, padrão, exemplos abstratos, que se materializam de modo imperfeito no mundo concreto. Segundo uma concepção moderna, como um conjunto de regras, normas, crenças, valores, princípios que são partilhados por um grupo em um dado momento histórico e que norteiam o nosso comportamento, até entrarem em crise, porque não nos satisfazem mais, não dão conta dos problemas que temos de solucionar.
2- O que se entende por crise paradigmática?
R: Uma crise de concepção, de visão de mundo e, quando as mudanças são mais radicais, temos as chamadas revoluções científicas.
3- Por que não é fácil acontecer mudanças de paradigmas?
R: Porque caem por terra os fundamentos sobre os quais a ciência se assentava sem que se fincassem de todo os pilares que a sustentarão, daqui para frente. Sendo ou não uma mudança radical, toda crise de paradigma é cercada de muita incerteza, insegurança, mas também de muita liberdade e de ousadia, para buscar outras alternativas, outras formas de interpretação e de conhecimento que nos sustente e nos norteie para realizar a mudança.
4- Quais mudanças a escola necessita para tornar-se inclusiva?
R:Uma ruptura de base em sua estrutura organizacional, como propõe a inclusão, é uma saída para que ela possa fluir, novamente, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam.A inclusão, portanto, implica em mudança desse atual paradigma educacional para que se encaixe no mapa da educação escolar que estamos retraçando espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam.As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos, e como entendemos o mundo e