Gestão inclusiva
A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais?
Thaís Cristina Rodrigues TEZANI1 Resumo: objetivo do texto é apresentar o que dizem os documentos oficiais sobre a relação entre a gestão escolar e a proposta de educação inclusiva. A justificava pela escolha do tema da-se devido à escassez de trabalhos. A escola regular vem recebendo alunos com deficiência, diante dessa situação, algumas questões emergem, principalmente com relação entre a gestão escolar a educação inclusiva e as orientações dos documentos oficiais. Sabemos que educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. A escola se encontra, hoje, no centro de atenções da sociedade, porque se reconhece que a educação, na sociedade globalizada e economia centrada no conhecimento, constituem grande valor estratégico para o desenvolvimento de qualquer sociedade, assim como condição importante para a qualidade de vida das pessoas. Palavras-chave: gestão escolar, educação inclusiva.
A proposta de educação inclusiva fundamenta-se numa filosofia que aceita e reconhece a diversidade na escola, garantindo o acesso a todos à educação escolar, independentemente de diferenças individuais. O valor principal que norteia a idéia da inclusão está calcado no princípio da igualdade e diversidade, concomitante com as propostas de sociedade democrática e justa. Fundamenta-se na concepção de educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade dos alunos e realizando o atendimento às suas necessidades educativas. Isso implica adaptações diante das diferenças e das necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno.
1
Professora da rede municipal de ensino fundamental de Bauru, SP; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia pela USC (Universidade do Sagrado Coração); Mestre e Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em