Relação entre administração, economia, ética, política e sociedade.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 19 REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
O campo da Administração Financeira está estreitamente ligado aos campos da Economia e Contabilidade. A Administração Financeira pode ser vista como uma forma de Economia Aplicada, que se baseia amplamente em conceitos teóricos econômicos. A Administração Financeira também se utiliza da Contabilidade, outra área da Economia Aplicada.
Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas.
O conhecimento de economia é fundamental para o Administrador de Empresas, na medida em que a tomada de decisão se dá a partir de análises de macro-cenários e de variáveis relacionadas à atividade produtiva da empresa e sua interação com o mercado de que faz parte (aspecto micro). Dessa forma, a empresa tem de ser sempre vista tanto como um sistema aberto influenciado pela conjuntura econômica nacional e internacional quanto um ator capaz de influenciar em maior ou menor magnitude o ambiente da qual faz parte.
O estudo da economia é de suma importância para a vida das pessoas, pois o que se observa é que estas não dão o devido valor à influência dos agentes econômicos em seu dia-a-dia, principalmente os empresários, que diversas vezes deixam as suas decisões econômico-financeiras na responsabilidade de contadores, mantendo um costume que comumente não dirige às melhores decisões, e, por ocasiões, até mesmo a decisões erradas (GITMAN E LAWRENCE J., 1978).
Um equívoco comum que deparamos nos dias atuais é que,em função da facilidade que o advento dos computadores nos proporciona, permitindo desenvolver cálculos avançados e aplicações de processos sofisticados com razoável eficiência e rapidez, muitos pesquisadores consideram-se aptos a fazerem