Gestão Pública
Na medida em que as organizações evoluem elas se flexibilizam, adotando mudanças necessárias para se adequarem às transformações inovadoras que vêm ocorrendo no processo administrativo organizacional.
As organizações projetam, atualmente, seus propósitos, suas metas e condutas atribuindo ao o bem-estar coletivo e assim obtendo melhores resultados.
Entretanto é extremamente importante compreendermos os aspectos que diferencia e converge à gestão publica e a privada, conhecendo neste contexto quais os conceitos adotados pela Gestão Pública, em relação aos seus presentes processos administrativos, promovendo a interdisciplinaridade entre a teoria e a prática.
2 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
Definir o conceito de Administração não é fácil, dada a sua amplitude e complexidade.
No sentido geral administração é uma ciências que aborda estudos e entendimentos de como as organizações publicas e privadas funcionam e como procedem perante os desafios encontrados no ambiente. É essencial para toda e qualquer empresa existente, desde as mais simples a mais complexa.
“A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem”, (CHIAVENATO 2000, p. 6), isto é, aquele que presta um serviço a outro.
Entretanto a palavra administração sofreu uma radical transformação em relação aos objetivos proposto original, seu papel passou a ser de interpretação dos objetivos proposto pela organização e transformado em ação organizacional consistindo num trajeto processual de planejar, organizar, controlar e dirigir. Sendo esse trajeto voltado para o alcance dos objetivos previamente estabelecidos com menor dificuldade e maior rapidez, ou seja, com maior eficiência.
Figura 1: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
(OLIVEIRA, 2010 apud SILVA, 2002, p.10)
2.1 Conceitos de Eficiência e Eficácia
Eficiência e eficácia são dois conceitos muito