OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
CIDADE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OS PROCESSO DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL 4
2.1 Histórico do Processo de Planejamento 4
2.2 O Estado Brasileiro no século XX e suas formas de planejamento 7
2.3 Histórico da Construção das Políticas Sociais 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Iniciamos esse trabalho com a finalidade de apresentar reflexões sobre os conhecimentos dos conceitos e da construção das políticas sociais com enfoque nos processos de planejamento.
O movimento ocorrido no âmbito do Serviço Social latino-americano, a partir da década de 1970, mudou categoricamente os rumos da profissão no continente. Esse processo, apelidado Movimento de Reconceituação, desloca o debate da profissão do "metodologismo" até então soberano, para o debate das relações sociais nos marcos do capitalismo, e com ele passa a dar ampla visibilidade à política social como espaço de luta para a garantia dos direitos sociais (FALEIROS, 1990).
Assistência social é uma política pública que precisa ser consolidada na efetivação dos direitos sociais, portanto, uma política social pública. Este contexto tem sua trajetória histórica, política, econômica e social, uma vez que tal realidade está inserida no cotidiano das formas mais diversificadas de ações políticas, envolvendo as relações sociais entre os sujeitos.
O andamento do serviço social no Brasil, no período de 1964 a 1985, configura uma intensa movimentação dos assistentes sociais que repercute profundamente nas três dimensões constitutivas da profissão, representadas pela dimensão político-organizativa, pela dimensão acadêmica e, talvez com menor intensidade, pela dimensão da intervenção profissional, no nível dos organismos da política social, das empresas privadas e dos movimentos sociais. Ao pegarmos a compreensão das questões sociais