os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1. Cenário Politico, Econômico e Social Antes da Década de 1930 5
2.2. 1930 Novo Periodo na História Brasileira 5
2.3. Os Fatores Políticos, Econômicos e Sociais que Influenciaram ate 1988 6
2.4. Construção das Politicas Sociais no Brasil. 7
2.5. O Surgimento da Seguridade Social na Saúde por Parte do Estado como, Prática de Assistência 8
2.6. Tipos de Planejamento 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXOS 12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade fazer um breve relato de como se deu a historia do processo de planejamento na construção das políticas sociais no brasil, tendo como base, os livros didáticos das disciplinas, material de apoio disponibilizado pela universidade, as web e as tele aula, refletindo sobre o processo de planejamento das políticas sociais no brasil na década de 1930, ressaltando que as politicas sociais alcançaram significativas conquistas e vivenciou neste período uma sucessão de acontecimentos, relacionado ao crescimento econômico, que não representou crescimento social como se esperava pela classe trabalhadora, foi dai que surgiu as politicas sociais no século XX, com intuito de amenizar as desigualdades sociais e conflitos entre as classes dominantes e dominadas, destacando-se os processos de planejamento do estado na implantação das politicas sociais ate 1988.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo VITA Para entender como se deu as políticas sociais no Brasil, se faz necessário voltar a história do governo Vargas.
A republica Velha teve seu fim com a revolução de 30. Este movimento inaugurou uma nova era no desenvolvimento econômico, social e politico brasileiro. Ele foi realizado por oligarquias excluídas do poder, como a gaúcha, liderada por Getúlio Vargas, e pelos” tenentes” – a jovem oficialidade do Exército que combateu o domínio oligárquico durante boa parte da Republica Velha.
O Estado