OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ........ 4
2.1 Os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil.
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERENCIAS..........................................................................................................11
ANEXOS ...................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem abordar de forma reflexiva as políticas sociais no Brasil, no contexto capitalista. Apresentando conceitos sobre as politicas sociais e expondo características concernentes a realidade brasileira.
A política social se origina da luta de trabalhadores na reivindicação de direitos de proteção social, ou seja, para que eles pudessem se manter e manter suas famílias, quando não tivessem condições de estar trabalhando e recebendo salários, proteção esta que incluía, dentre outros direitos, pensão por morte, atendimento à saúde e aposentadoria. A luta dos trabalhadores impõe ao capitalista o reconhecimento de direitos sociais e trabalhistas, objetivando reduzir a exploração a que era e é submetida a classe trabalhadora.
Apesar de sua origem de defesa dos direitos os trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo. Em última instância, a política social da sociedade capitalista atende aos interesses dos capitalistas.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil.
As políticas sociais e o estabelecimento de modelos de proteção social podem ser expressos como formas de enfrentamento às variadas manifestações resultantes das relações de exploração evidenciadas no sistema de produção capitalista e