gestao publica
1 GESTÃO PÚBLICA PARA EXCELÊNCIA
A estruturação do Modelo de Excelência em Gestão Pública
-
MEGP foi uma resposta a compreensão de que um dos maiores desafios do setor público brasileiro era de natureza gerencial.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública deve orientar as organizações na busca da transformação gerencial e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e até mesmo com organizações do setor privado.
Em 1997, o Programa
Brasileiro de Qualidade e Produtividade
–
PBQP
(hoje, Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
–
GESPÚBLICA) optou pelos Critérios de Excelência utilizados no Brasil e em diversos países, cujos fundamen tos representam o “estado da arte” em gestão.
A adoção à época sem adaptação mostrou
-
se inadequada para parte das organizações públicas, principalmente para as integrantes da administração direta, em razão da natureza dessas organizações.
A estratégia util izada pelo Programa foi a de adaptação da linguagem de forma a respeitar a natureza pública das organizações, ao mesmo tempo em que preservou as características dos modelos analisados como de excelência em gestão. Desde então, o Modelo de Excelência em Ges tão Pública tem passado por aperfeiçoamentos contínuos com o propósito de acompanhar o “estado da arte” da gestão preconizado pelos modelos de referência que lhe deram origem e as mudanças havidas na administração pública brasileira.
A adoção de um Modelo de Excelência específico para a Gestão Pública tornou - se necessário devido à existência de princípios, conceitos e linguagem próprios das organizações de natureza pública, que impactam a sua gestão