petroleo
Petróleo
Classificação do recurso e o seu processo de formação
O petróleo é um recurso energético não renovável, pois pode ser utilizado como fonte de energia.
A sua formação vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos.
Estes restos foram cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos transformaram-se em rochas sedimentares. A ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo é encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo.
Quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente no local.
Áreas de exploração em Portugal
Em Portugal existem várias empresas petrolíferas (Mohave, Galp, Repsol, Patrex e Petrobras) que possuem concessões espalhadas um pouco por todo o país.
Redes de distribuição e de consumo em Portugal
O petróleo chega ao nosso país principalmente do Golfo Pérsico e da África, devido a ainda não existir produção do mesmo em Portugal.
No entanto, Portugal continua a investir nesta matéria: através de acordos que vai estabelecendo com alguns dos países produtores e através da exploração das potencialidades do subsolo nacional.
O petróleo pode ser distribuído por redes de oleodutos que permitem o seu transporte até às grandes áreas de transformação. Em Portugal, o maior oleoduto liga a refinaria de Sines à estação de armazenamento de Aveiras de Cima. É um oleoduto multiproduto (oleoduto com capacidade para transportar vários produtos). No caso português, os principais portos recetores desta matéria-prima são Sines e Leixões, onde existem refinarias que procedem ao tratamento do crude (petróleo bruto, antes de ser refinado) transformando quimicamente no enorme número de substâncias. A refinaria de Sines é a de