Trabalho de educação inclusiva
Prof.ª Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro
Aluno(a): Marcelo Moraes Soares n°201211990010
Turma: LM31
Atividade 2 – Relatar do que foi observado no filme “O milagre de Anna Sullivan””:
1. Contexto familiar de Hellen.
2. Comportamento social de Hellen até a chegada de Anna.
3. Quais as técnicas utilizadas por Anna? O que ela queria que Ellen aprendesse?
4. O que mais lhe chamou atenção no filme sobre o enfoque pedagógico?
1. O filme relata a história de uma menina cega. Não só cega, mas muda. E como se não fosse demais, era uma menina surda, muda e cega. O nome dela era é Hellen Keller, de sete anos, filha de proprietários de terras. Keller não sabia o que era mundo e não sabia como interpretá-lo, e apesar disso tudo, ela precisava muito se expressar.
2. A menina não conhece o mundo à sua volta, mas sabe do que precisa para viver e acaba por se tornar uma tirana em sua casa, já que sua família lhe dava todas as liberdades como uma “inválida”, como achavam que Hellen era. A menina tinha o total domínio em sua casa, portanto controlava o comportamento de seus familiares. Ela não entende como é ser educada e muito menos como escutar um não.
3. Anna resolveu criar um método de comunicação entre elas: o tato seria o alfabeto. O tato serviria como o meio de comunicação, fazendo com que Anna e Hellen desenvolvessem uma sequência de palavras associadas aos gestos das mãos. O estimulo da comunicação através de um dos sentidos ( tato ) com Anna
Sullivan a incentiva a utilizar o tato como o elo entre ela e o mundo. Desenha palavras na mão da menina a fim de que ela compreenda a relação entre as palavras e seus significados. O tato passa a ser a via pela qual a menina “enxerga” o mundo, até que, em um momento, compreende realmente a linguagem. A partir daí, aprende o alfabeto Braille e aos dez anos começa a falar.
4. Vejo nesse filme a história da