trabalho de ed fisica
Quadríceps é o grupo de músculos que se encontram na parte da frente da coxa e são responsáveis pela extensão do joelho e auxiliam na flexão do quadril.
A lesão ocasionada por trauma direto em uma parte destes músculos é chamada de contusão. Já a distensão é a ruptura parcial de um músculo, uma lesão na qual as fibras musculares ou tendões são parcialmente distendidos ou rompidos.
Como ocorrem?
A contusão da coxa é causada por golpe ou pancada.
A distensão (ou estiramento) pode ser causada por esforços repetitivos intensos, por desgaste ou por um movimento brusco da coxa, em atividades que exijam impulsão repentina, como salto ou corridas com arranque.
Quais os sintomas?
Dor na região central da coxa e dificuldade de andar, de correr, de dobrar e esticar a perna ou de levantar o joelho. A região da coxa pode ficar edemaciada e com hematomas.
Normalmente a contusão e a distensão da musculatura da coxa são curadas sem maiores complicações.
Entretanto, uma contusão severa pode levar a um grande sangramento do músculo quadríceps, que pode se calcificar e formar uma protuberância compacta neste músculo. Este processo recebe o nome de miosite ossificada, que pode causar uma retração muscular e perdurar por um longo período.
Como são diagnosticadas?O médico examinará a coxa e revisará os sintomas. Se houver suspeita de calcificação, ele poderá pedir radiografias da região. Em lesões maiores, pode ser pedida uma ressonância magnética para avaliar a extensão total da lesão.
Como são tratadas?
• Aplicação de compressas de gelo na coxa por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,
• Colocação de travesseiro embaixo da coxa lesionada, quando estiver em posição de descanso, elevando-a,
• Usar uma faixa elástica na coxa, ao retornar às atividades esportivas ou para caminhar,