Ufsj
Prof.(o): Cláudio Guilarducci
Aluna: Lidiane Thais Gonçalves Rafaela Araújo
Casaco fantoche O casaco fantoche foi uma proposta do meu professor de ter uma maneira de contar histórias através desse casaco. Essa roupa levaria a ilusão e a fantasia da história até a criança. Saindo do convencional, como livros, baús e outras formas de contação de história.
A criança vive no mundo lúdico, onde tudo é possível, as princesas são sempre lindas, e principalmente acreditam que no final sempre terá um final feliz.
Baseado nisso, veio a proposta do diferente, e que qualquer criança pode fazer sua roupa fantoche. Usando um vestidinho uma blusinha, e colocando alguns bolsos, para que dentro possa colocar a sua história, um bonequinho, uma foto , um fantoche, e daí é só usar a imaginação e começar a contar, viajar na fantasia, fazer da sua roupa fantoche o seu mundo de imaginação, fantasia e alegria. O contar histórias é uma ação muito mais importante do que todos pensam, o ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. A criança necessita ouvir histórias para desenvolver sua imaginação, a observação, e a linguagem oral e escrita, assim como, o prazer pela arte, a habilidade de dar lógica aos acontecimentos e estimular o interesse pela leitura. Ao ouvir uma história a criança vivencia, as ações, os problemas, as fantasias dessa história, com toda essa experiência a criança aumenta seu conhecimento sobre o mundo e sobre ela mesma, podendo ajudar a formar sua personalidade.
Agora vamos aprender como fazer um fantoche de cachorro com meia:
MATERIAL:
Meias
Retalhos de feltros
2 pares de olhos
Papelão
Cola-quente
Lã
Linha, agulha, tesoura
Manta acrílica
Lápis, caneta
Faça um molde para as peças da boca, que você vai medir da costura da meia, da parte dos dedos até três dedos