Trabalho Ed Fisica
Trabalho de Ed. Física
Lixo nos Estádios
Águas Formosas, 2015
Pesquisa 1
Estimativa é a de que 320 toneladas de lixo sólido sejam produzidos nos 64 jogos do Mundial.
Durante a Copa do Mundo de 2014 todo o lixo sólido produzido nos 12 estádios que receberão os jogos da competição será coletado e encaminhado à reciclagem em cooperativas. A Coca-Cola Brasil, em parceria com a FIFA, será a responsável pela ação de gerenciamento dos resíduos. Ao todo, serão 840 catadores capacitados. O treinamento começou por Brasília, nesta terça-feira (11.03) e passará por todas as capitais do Mundial.
A ação também foi realizada durante a Copa das Confederações de 2013, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação. Ao todo, a Coca-Cola oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa do Mundo, o que daria quase 320 toneladas após os 64 confrontos.
“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a FIFA, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso, criamos o treinamento para gestão de resíduos nos estádios da Copa do Mundo”, explica Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para o Mundial.
Pesquisa 2
Sem "padrão Fifa", estádio tem menor público e muito lixo.
A goleada de 4 a 1 do Vasco sobre o Santa Cruz, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal, na noite de terça-feira (15), teve o menor público já registrado no estádio desde sua inauguração, em abril deste ano: 7.190 pessoas (sendo 5 mil pagantes).