Trabalho de DSPC
Aluna: Josiane
A revolução industrial é um marco fundador da sociologia. Justifique a afirmativa:
A sociologia surge, propriamente dito, com a revolução industrial, devido as transformações que esta revolução causa na sociedade, ou seja, o discurso sobre a sociedade deixa de ser apenas filosófico, campo das ideais, ou histórico, marcação de ação no tempo, para se tornar uma análise mais profunda no que está ocorrendo no momento de fato. A sociologia irá abordar as relações entre os indivíduos, e como esta desempenharam um papel fundamental para moldar a sociedade, o comportamento, a estrutura de uma época.
A revolução industrial traz consigo a divisão de classe, surge a figura do proletariado, que em pouco tempo se voltara a bandeira do socialismo, defendida por muitos, e tendo como principal representante Karl Marx.
Essa época de transformação social, é marcada pelo Iluminismo, movimento intelectual que defendia maior liberdade econômica e política. Esse movimento amplia os princípios ideológico de liberdade, fraternidade e igualdade da Revolução Francesa. Também temos aqui a presença do capitalismo, vale ressaltar que a revolução industrial surge com uma necessidade do sistema econômico vigente de produzir cada vez mais.
Estabeleça parâmetros de diferenciação entre as sociedades de solidariedade mecânica e orgânica
Conceitos extraídos da obra de Durkein, que faz a diferenciação da sociedade, marcadas por contexto diferentes, em solidariedade mecânica e orgânica, a primeira e tida como a sociedade primitiva, já a segunda é a sociedade desenvolvida, que vive sob a regia do sistema capitalista.
A sociedade mecânica, primitiva, era uma sociedade simples, composta de indivíduos semelhantes que tinha funções iguais, um exemplo e que os homens eram responsáveis pela caça e as mulheres cuidar das crias e do lar. A consciência social não é tão desenvolvida, por isso os mecanismo de coerção são violentos e punitivos, ou seja, o direito