nutrição pré-escolar e infantil
Quais as particularidades observada nessa faixa etária?
Na fase pré-escolar a criança apresenta ritmo de crescimento regular e inferior ao do lactente. A velocidade de crescimento estatural e o ganho de peso são menores do que nos dois primeiros anos de vida, com conseqüente, decréscimo nas necessidades nutricionais e no apetite. Por desconhecimento os familiares atribuem este fato, a uma doença e não a um fator fisiológico, chegando à consulta pediátrica com a queixa de inapetência. Isto pode acarretar diagnósticos errôneos de anorexia e o uso inadequado de medicamentos estimulantes do apetite. Além disto, o comportamento alimentar da criança pré-escolar caracteriza-se por ser imprevisível e variável: a quantidade ingeridade alimentos pode oscilar, sendo grande em alguns períodos e nula em outros; caprichos podem fazer com que o alimento favorito de hoje seja inaceitável amanhã; ou que um único alimento seja aceito por muitos dias seguidos. Se os pais não aceitarem este comportamento como transitório e reagirem com medidas coercitivas, este poderá se transformar em distúrbio alimentar real e perdurar em fases posteriores.
Até qual idade/fase o hábito alimentar e memória de sabor é gerado?
Na fase pré escolar , portanto se a criança , não tem bons hábitos nessa fase e consome muito doce, refrigerantes, salgadinhos a uma tendência da criança ter preferências por esses alimentos adocicados e não saudáveis.
Comente como o glutamato monossódico interfere no sistema digestivo
Ele altera a percepção do paladar, e quanto mais se consome ele mais, a tendência de preferir alimentos mais salgados.
O glutamato é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus - e potencialmente mesmo acionar ou piorar disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Mal de Lou Gehrig.Parte do problema também é que o ácido glutâmico livre é o mesmo