Prototipia
Sumário
Introdução. 3
Prototipagem. 4 O Protótipo. 4 O Mock-up. 5 Mock up x Protótipo. 5
Prototipagem Rápida. 6 Histórico. 6 Principais Sistemas de Prototipagem Rápida. 7 Estereolitografia (SL) 7 Manufatura de Objetos em Lâminas(LOM) 8 Sinterização Seletiva a Laser (SLS) 10 Modelagem por Fusão e Deposição (FDM) 10 Cura Sólida na base (SGC) 11 Conformação Próxima ao Formato Final via Laser(LENS) 12 Impressão Policromática 3D (3DP) 13
Conclusão. 15
Bibliografia. 16
Introdução.
Atualmente, no mundo dos negócios é a cada dia maior a exigência por melhores produtos e serviços. Isso faz com que as empresas aperfeiçoem seus produtos e serviços, não só pela presença cada vez maior da concorrência, que não é mais local, e sim global. Mas também, porque os clientes já não se contentam com o que está disponível no mercado, querem produtos personalizados, com o design e a funcionalidade adaptados a sua realidade. É diante desse novo contexto de mercado que surge a prototipia, que consiste em testar os recursos e requisitos de um produto antes de fabricá-lo. É uma espécie de maquete (arquitetura), que nos permite ter uma visão geral do projeto como um todo. Neste trabalho buscaremos abordar os conceitos, objetivos e as principais tecnologias que fazem este processo possível.
Prototipagem.
A prototipagem é a versão inicial do que poderá vir a ser o modelo final do produto/ componente ou sistema de informação. Atualmente, ela é aplicada em diversas áreas do conhecimento, mas, tem sempre os mesmo objetivos: redução de erros e riscos e aperfeiçoamento do produto. Neste processo são trabalhados todos os requisitos, por isso, este requer a participação direta do cliente, para assim informar ao desenvolvedor as funcionalidades exigidas.
O processo de prototipagem passa pelas seguintes etapas:
1. Coleta e refinamento dos requisitos.
2. Projeto rápido.
3. Construção do protótipo.