classes gramaticais
As palavras da língua portuguesa agrupam-se em dez classes gramaticais. Existem classes gramaticais de palavras variáveis e classes gramaticais de palavras invariáveis.
Palavra Variável: é a palavra que altera sua forma para indicar um acidente gramatical.
1- Substantivo: Palavra que serve para designar os seres, atos ou conceitos; nome.
Substantivos de dois números: Substantivo que tem a mesma forma para o singular e o plural: lápis, vírus, ônibus.
Substantivos de dois gêneros: São substantivos que têm a mesma forma para seres de ambos os sexos, sendo o gênero marcado pelo artigo que os precede.
Substantivos sobrecomuns: Têm a mesma forma para o masculino e o feminino, não variando sequer o artigo ou o adjetivo que os acompanha.
2- Artigo, Artigo definito e indefinido: Palavra que se coloca antes do substantivo, determinando-o e indicando seu gênero e número (artigo definido: a, as, o, os) ou (artigo indefinido: um, uma, uns, umas).
3- Adjetivo: Palavra que se relaciona com o substantivo para lhe atribuir uma qualidade. Exemplos: mulher linda, livro divertido, árvore alta, olhos azuis.
Adjetivo de dois gêneros: É um adjetivo que mantém a mesma forma tanto quando se refere a substantivos masculinos quanto a femininos.
4- Numeral: Palavra que designa os números ou sua ordem de sucessão. Exemplos: Cardinais: quatro, vinte, trinta. Ordinais: quarto, vigésimo, trigésimo. Fracionários: meio, um terço, um quinto. Multiplicativos: duplo, triplo, quádruplo.
5- Pronome: Palavra que substitui o nome ou que o acompanha tornar claro o seu significado. Os pronomes se dividem nas seis grandes classes.
Pronomes pessoais: Designam as três pessoas do discurso (no singular ou no plural). Eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, se, lhes, os, as. Mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, conosco, convosco. Também são pessoais os pronomes de tratamento: você, o senhor, a senhora, vossa senhoria, vossa Excelência.
Pronomes