ATITUDE FILOSÓFICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO- EAD
VICTOR PONTES
FILOSOFIA
Salvador
2014
Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo. Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo e estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a todas as outras preocupações.
Como um milho de pipoca endurecido, o ser humano antes de encarar a atitude filosófica ficaria fechado em seu mundo, sem se questionar e sem questionar o tudo ao redor, ao encarar a primeira característica da atitude filosófica que é a negativa, questionar o senso comum, os conceito, pré-conceitos, julgamentos, fatos e ideias da experiência cotidiana, o que “todo mundo diz e pensa”, o estabelecido, começaria o processo de “esquentar o milho na panela”. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, um questionamento sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, e o próprio ser. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica. E com esse comportamento finalizaríamos a metáfora do milho/pipoca, assim como a pipoca floresce, o individuo estaria aberto ao pensamento critico.
Segundo Marilena Chauí, a palavra ideologia foi criada pelo filósofo francês Destutt de Tracy e queria dizer ciência das ideias, compreendendo o estudo da origem e do desenvolvimento das ideias. Em seguida passou a designar as ideias e propostas de grupos sociais e políticos (ideologia burguesia, ideologia liberal, ideologia de esquerda etc.) Somente com Karl Marx a palavra Ideologia passou a significar os sistemas de ideias que elaboram uma compreensão da realidade para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo social sobre o outro.
Ainda segundo Chauí a ideologia tem algumas