Atitude filosófica
Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo.
A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida.
Outro ponto que faz da atitude filosófica uma atividade crítica é o fato do ser humano parar a sua cotidianidade e duvidar da realidade. O ser humano fica necessariamente perplexo diante da vida e com isso, ao se encantar com o cotidiano, o ser perplexado procura as soluções dos problemas que lhe atinge. Se o homem ou a mulher viverem imersos a assistir televisão, preso a uma tela vinte e quatro horas por dia, consequentemente, não conhecerá a sua realidade, e com isso, vai ter uma atitude alienada, passiva diante da vida. Entretanto, a atitude filosófica faz o individuo ter uma posição afirmativa sobre os problemas que tocam a vida.
Outra característica da atitude filosófica é a criação, pois ao tomar consciência dos problemas que cercam a vida, o homem ou a mulher perplexados com tais questões reinventam a vida. Desse modo, cria novas saídas para resolver as inquietações que o mundo lhes apresenta.
A partir dos problemas que o indivíduo se conscientiza, ele constrói novos mundos. Tudo isso através da sua criatividade que é dada, sobretudo, por causa da sua atitude filosófica de ter uma posição não passiva diante dos problemas e, assim, cria soluções para os problemas.
Essa é a maior característica da atitude filosófica, a de construir. Através do questionamento e da problematização, o ser humano indaga o porquê das coisas e começa a construir novos mundos para resolver sua perplexidade diante dos fatos