Atitude filosófica
ATITUDE FILOSÓFICA
OBJETO DE ESTUDO: PENA DE MORTE
QUESTÕES FILOSÓFICAS: *O QUE É? *COMO É? *PORQUE É?
Atitude Filosófica é a postura tomada a um determinado objeto de estudo conhecido ou não, fazendo um estudo acerca desse objeto.
A finalide é conhecer, ou conhecer profundamente esse objeto analisado, saber sobre sua estrutura, seu valor, sua função e finalidade, o porquê da sua existência.
O objeto de Analise Filosófica neste trabalho é a Pena de Morte e um pouco de tudo que o cerca, desde da sua existência, sua aplicação até a sua extinção. Limitado este a estudos históricos da Sociedade Brasileira.
Neste conteúdo o estudo foi tirado de livros de história do Brasil, site que fala da pena de morte, e até mesmo de explicações em sala de aula de História do Direito.
( Pena de Morte
Desde os primórdios da história humana a pena de morte veio como meio de inibir, coagir, punir a quem cometesse algo tido como ilegal, usando de meios cruéis - no princípio das civilizações - como exemplo, exibindo os setenciados.
Em varias civilizações como: Mesopotâmia, Egito, era por várias vezes imposta a pena capital ao setenciado por simples prazer dos detentores do poder, e seus povos viam como um espetáculo a ser assistido.
No Brasil não foi diferente, colonizado por países Europeus, onde a cultura herdada dos Orientais foram se espalhando e com a mistura de culturas, modificando alguns aspectos, a pena de morte teve seu ápice na época da colonização pelos portugueses, onde o então Imperador impunha e mantinha seu poder aos demais pelo temor a pena pela desobediência, a morte.
Tratava-se muitas vezes de um ritual para colocar medo no povo, segurar revoluções –como foi com Tiradentes- limitar poderes dos fidalgos entre outros.
A pena de morte foi defendida nas constituições brasileiras de 1824 e de 1937 – esse para defender as instituições da época – apesar