trabalho de direito
O filme Ensaio Sobre a Cegueira conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Uma epidemia que levou o nome de "cegueira branca". O primeiro a se infectar é um homem que esta dirigindo seu carro por uma avenida e de repente deixa de enxergar, seu desespero é tão grande que pessoas ao seu redor tentam ajudá-lo.
Mas um rapaz em especial se dedica a leva-lo ate sua casa na intenção de vasculhar e se aproveitar da oportunidade e rouba-lo.
Ele se consulta com seu oftalmologista que no dia seguinte também passa a não enxergar.
A partir de então, todos os que de certa forma tiveram o primeiro contato com o rapaz deixa de enxergar, fazendo com que isso vire um vírus e ataque parte da população dessa cidade.
Exceto a esposa do oftalmologista, por sorte não é atingida pela epidemia.
Com a grande quantidade de pessoas infectadas o estado já não tem mais controle e resolve isolar essas pessoas em um manicômio abandonado.
É nesse lugar que eles passam a enfrentar as dificuldades, pois o estado simplesmente abandona o que obrigam essas pessoas a viverem em situações caóticas.
Praticamente, sem comida, sem roupas, sem medicamentos, sem higiene.
Com o passar do tempo mais pessoas são infectadas e lá são jogadas no local. Com isso passa a se formar grupos por alas.
Um grupo de recém-chegados passa a estabelecer novas leis de sobrevivência, estocam toda a comida que receberam e passa a negociar.
Para não ficarem sem comer o grupo que esta há mais tempo acaba aceitando a decisão e trocam objetos de valores por comida.
Conforme o tempo passa o grupo já não tem mais nada a oferecer em troca, eis que o líder do grupo de recém-chegado tenta negociar sexo com as mulheres da ala vizinha.
Ou seja, para que eles possam ter acesso à comida e não morrerem de fome, as mulheres teriam que se submeter a sexo com todos os homens do grupo. A proposta é aceita com muita discussão e