ATIVIDADE 1
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PROFESSORA: KATIA REGINA
MODERADORA: JOBEANE FRANÇA DE SOUZA
POLO DE POÇO VERDE
Ramon Diego Fonseca Costa
SÍNTESE
SAVIANI em seu estudo: “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação” ressalta a questão do currículo escolar, colocando a escola enquanto mediadora da promoção entre o saber popular e o saber erudito, no sentido de sua superação. Pois segundo o mesmo é por intermédio da escola, que ocorre a transcendência do saber espontâneo para o saber sistematizado, ou seja, da cultura popular para cultura erudita. Saviani enfatiza que a função direta e de intervenção é do agente produtor do saber o professor, ao tempo que este é o possuidor do saber teórico, transformando assim em o responsável pelo processo de transmissão bem como o de socialização deste saber. Porem o processo de ensino e aprendizagem não pode, muito menos deve ocorre unilateralmente, sendo assim, é de extrema importância que educando busque aprender os conteúdos, resultando assim no ultrapassar do saber espontâneo, adquirindo com tudo o conhecimento sistematizado.
Para SAVIANI, o processo relacionado ao ato aprender parti do princípio que o individuo inicia sua aprendizagem ao desenvolver a competência de organizar informações e ideia ou seja, processar informações resultantes das diversas experiências ao tempo que se aufere por sua vez diversos estímulos do ambiente ao qual esta inserido.
O que definira o medida do qual a aprendizagem efetivamente ocorreu, vai depende de dois fatores principais, da capacidade bem como disponibilidade do professor em transmitir o saber, bem como por parte do aluno que deve dispor-se a aprender (consumir o produto) diante do contexto da sala de aula. Inicialmente se faz necessário que o professor faça uma verificação da aquilo que o aluno já possui de conhecimento por meio da escuta e observações. Já no que concerne o aluno é necessário que este por sua vez