atividade 1 1
1. Objetivos
O intuito deste experimento é:
- Construir tabelas e gráficos;
- Aplicar escalas especiais para construção de gráficos;
- Fazer ajuste de curvas aos dados experimentais;
2. Introdução
A analise gráfica é muito útil e permite, em muitos casos, descobrir a lei que rege o fen^omeno através de uma visualização imediata do comportamento de suas variáveis. Após a realização de um experimento, geralmente temos em m~aos um conjunto de dados que podem ser apresentados em tabelas e/ou gráficos, os quais devem ser construidos na forma mais clara possível para que o leitor possa fazer uma interpretação correta dos dados.
3. Material Utilizado: papel milimetrado, lápis, borracha, caneta, calculadora e régua.
4. Procedimento Experimental
- Considere a tabela abaixo, onde estão registrados dados da posição em função do tempo para um móvel em movimento:
tempo(s)
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Posição(cm)
500
501
504
509
516
525
536
549
564
581
600
Tabela 1: Tempo x Posição.
- Utilizando os dados da tabela acima foram construídos os gráficos S x t, em duas escalas diferentes, como mostrado abaixo:
Figura 1: gráficos (Sxt) para duas escalas diferentes.
- Ao analisar cada gráfico de acordo com a escala que lhe foi atribuido, diga em qual dos dois gráficos (os dois estão corretos) se observa melhor o resultado esperado. Justifique sua resposta.
- Considere que a população de uma região varie linearmente conforme a função P(t) = 200t, onde t é dado em anos. Construa, num mesmo papel milimetrado, dois gráficos Pxt em escalas diferentes, de maneira que em um deles a população aparentemente aumente rapidamente e no outro ela aumente lentamente. - Agora, utilize os dados da tabela 2 e represente-os num gráfico Y em função de X. Em seguida, trace a reta que melhor se ajuste aos pontos do gráfico (procure traçar a melhor reta