Atividade 1
Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto Escola Estadual Dr. Guimarães Junior Rua: Lafaiete, nº 584 - Centro - Fone (16) 3610-2722- 36322928 – Ribeirão Preto – SP
Projeto Bullying no Ambiente Escolar
Escola: E.E. Dr. Guimarães Junior
Professores Responsáveis: das disciplinas de língua portuguesa, filosofia e educação física.
Público Alvo: discentes de toda a escola
Duração do Projeto: 4 meses, sendo duas aulas mensais dedicadas ao projeto.
Justificativa
A atividade filosófica está relacionada à sensibilização e à contextualização. A partir de dilemas que envolvem a existência e a conduta humana, inicia-se o processo do filosofar em relação à própria vida.
O tema proposto é pertinente porque tanto no ambiente escolar quanto na sociedade, percebe-se que a perda dos valores morais influencia diretamente no comportamento das pessoas. As situações de bullying representam um recorte (amostra) do comportamento do ser humano nas diversas modalidades de convívio social, transformando-se em uma “dialética” perigosa com consequências devastadoras no campo emocional podendo repercutir na qualidade de vida.
O processo do filosofar envolve etapas necessárias para a conscientização da modificação da conduta humana por meio do processo educativo. A escola oferece um importante espaço para se produzir o deslocamento ou estranhamento em relação ao que a pessoa vivencia em seu cotidiano. Quanto mais se estimula o conhecimento e os objetos de aprendizagem, mais se provoca o ato da observação e comparação. O que não era visto ou o que se fazia de forma automática, sem questionamento, passa a ser indagado em prol de uma resposta (comportamento) mais coerente em relação ao tema disparador.
A filosofia e língua portuguesa lidam com temas do cotidiano que afeta a todos, procura fugir da visão comum em busca de fundamentos mais coerentes. Neste sentido, a finalidade está em articular o tema com a proposta curricular do Estado