ATIVIDADE 1 1
Questões de múltipla escolha. Há apenas uma alternativa correta. Cada questão vale 0.5.
Para responder as questões, utilize material do AVA e a bibliografia básica indicada, principalmente: MARQUES, Rosa Maria (org.). Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2002.
1. Sobre o início do processo de substituição de importações podemos afirmar que: a) O Brasil passou a aumentar a importação de produtos industrializados deixando de produzi-los internamente. b) A economia cafeeira foi beneficiada em detrimento da produção industrial. c) Promoveu-se no país uma enorme ampliação da capacidade produtiva da indústria de bens de capital no setor de matéria prima. d) Houve diminuição do mercado interno porque o país não tinha capacidade de consumir produtos industriais. e) Não houve migração de capital do setor cafeeiro para o setor industrial.
2. Após a grande depressão, a mudança do modelo de desenvolvimento primário-exportador para o processo de substituição de importações provocou: a) entrada do capital estrangeiro para que tomasse o lugar do empresariado nacional. b) aumento de importações de bens de capital para satisfazer à demanda crescente da indústria. c) aumento das importações de bens agrícolas necessários ao processo industrial. d) queda da intervenção do Estado sobre a economia brasileira. e) garantia do espaço no mercado internacional para os produtos primários, exportações típicas do Brasil na época.
3. Um exame dos resultados alcançados pelo Plano de Metas permite a seguinte constatação:
a) Não houve metas de expansão da indústria de transformação.
b) A indústria de bens de capital se desenvolveu tirando o país da dependência externa. c) A entrada das multinacionais representou um componente importante para a oligopolização da economia brasileira.
d) Não houve investimentos no setor de bens de consumo duráveis.
e) O Plano de Metas assumiu formas de financiamento