Trabalho de Direito
DEFINIR O QUE SÃO: ÉTICA, MORAL E DIREITO
A ética, a moral e o direito estão interligados, mas isso não quer dizer que sejam as mesmas coisas. A ética consiste em um conjunto de princípios morais. A moral consiste em um conjunto de regras que atua de uma forma interna em cada pessoa, ou seja, ela se diferencia de uma pessoa para outra. O direito tem vários significados, ele pode ser o que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar o que é seu, tem uma relação com a sociedade. O direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes desde que esteja de acordo com a lei.
Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade, garantindo o bem-estar social, ou seja, é a forma que o indivíduo deve se comportar no seu meio social. Ser ético é fazer as coisas certas, sem prejudicar ninguém.
Moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são adquiridas pela educação, tradição, crenças, valores e pelo cotidiano, etc.
Direito é um conjunto de normas obrigatórias e necessárias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. O Direito possui regras escritas que devem ser seguidas para se alcançar uma harmonia social.
Exemplos de Ética e Moral: Não mentir, ou seja, não contar inverdades para os outros. Não falar da vida dos outros, fazer fofocas. Não ser racista ou preconceituoso, entre vários outros.
Exemplo de Direito: Na sociedade todos temos o dever de pagar IPTU, IPVA, cumprir as leis. Perante a lei todos temos o direito de educação, saúde, moradia, trabalho, entre outros.