Teorias Comportamentais
a) Comente a influência do Darwin e a noção de continuidade da espécie para o Behaviorismo.
Continuidade da espécie: explicação mecanicista, a partir de eventos históricos, para o comportamento. Seres humanos e outras espécies compartilham de traços comportamentais, logo, é possível estudar outras espécies e não mais somente o ser humano.
O aluno também pode falar da psicologia comparativa e estudos de psicologia animal.
b) Comente a mudança de objeto e metodologia no campo da Psicologia. Qual é o objeto de estudo e metodologia do Behaviorismo¿
O primeiro objeto da psicologia científica foi a consciência, estudada através do método introspectivo.
O behaviorismo, após adotar novos procedimentos de pesquisa, elege o comportamento humano como objeto, sendo estudado pela observação experimental.
2) “EM 1913, Watson publica o artigo – A psicologia como um behaviorista vê- e, guiado pela insatisfação com o método introspectivo, exclui a noção de mente, dizendo que ela não pode ser estudada pela escola behaviorista. Explique o motivo dessa exclusão.
A mente não pode ser estudada por não ser um evento natural, localizado no tempo e espaço. Logo, mente não existe.
3) Por quê o conceito de livre-arbítrio ingênuo contrapõe-se ao conceito de determinismo, proposto pelo Behaviorismo.
O determinismo pressupõe que o comportamento é constituído por aspectos filogenéticos, ontogenéticos e sociais. Além disso, vivemos em uma sociedade controlada por regras e, portanto, a noção de livre escolha não é concebível.
4) Explique a influência do Pragmatismo de William James para o Behaviorismo Radical (Skinner)
O behaviorismo radical baseia-se no pragmatismo que é concepção desenvolvida por filósofos americanos, particularmente Charles Pierce