Trabalho de direito
CURSO: Técnico em Administração de empresas e gestão
Turma: Administração III módulo
Docente: Wilson Gonzaga
Disciplina: Legislação Ambiental
PNRH:
Perspectivas para o futuro
Arinos – MG
maio – 2011
Por:
Fabiana Lopes
Jean Kássio
Patrícia Rodrigues
Tallyta Francyelly
PNRH:
Perspectivas para o futuro
Arinos – MG
Maio – 2011
O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) é um dos instrumentos estabelecidos pela Lei nº. 9.433/97, conhecida como Lei das Águas. Foi criado para fundamentar e orientar a gestão das águas pactuado entre o Poder Público, os usuários (indústria, irrigação, setor de abastecimento de água, geração de energia, entre outros) e a sociedade civil (associações comunitárias, ONG’s, sindicatos, universidades, escolas entre outros).
Um dos seus propósitos é a construção e implementação de sustentabilidade com a participação da sociedade. Para a sua elaboração partiu-se do princípio de que “planejar é reunir as condições para construir o futuro desejado e estabelecer os meios para atingi-lo”. O futuro é uma janela aberta a todas as possibilidades. Mas o planejamento permite a antecipação do que é provável ou improvável acontecer, fornecendo as ferramentas básicas para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos.
Em 1960, quando os primeiros ambientalistas começaram a alertar sobre os riscos da degradação do meio ambiente, cerca de 60% dos recursos naturais do planeta já estavam comprometidos com o abastecimento das necessidades materiais do homem. Era um sinal de que a Terra estava próxima do seu limite. Era preciso economizar energia, produzir menos e desacelerar, para garantir condições de vida não apenas para a humanidade, mas também para as outras espécies. Apesar dos alertas, o ritmo não diminuiu. Aliás, acelerou. Nos anos 60 viviam no planeta cerca de 3