Trabalho de direito tributário
É toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Quais são as características fundamentais do Tributo?
São 4 características fundamentais do tributo: a primeira é a finalidade de obtenção de ingressos financeiros com os quais paga suas despesas; a segunda é a de que o tributo é privativo do Estado; a terceira é relativa a prestação pecuniária exigida pela administração que deve satisfazer os encargos públicos do orçamento; e a quarta é que os tributos são receitas derivadas que o Estado recolhe do patrimônio dos indivíduos, baseado no seu poder soberano, regulado por normas do direito público que constituem o direito tributário.
O que é Competência Tributária?
Competência tributária cabe somente à pessoa jurídica pública, sendo apenas a União que determina a competência tributária(indelegável).
Quais são as fontes legais do Sistema Tributário Nacional?
As fontes legais são: a Constituição Federal/88, lei complementar, lei ordinária, lei delegada, medida provisória, decreto regulamentar, resolução, tratados, normas complementares e convênios juntamente com os princípios(legalidade, isonomia, etc...).
O que é o Princípio da Legalidade Tributária?
Princípio da legalidade significa que não pode ser exigido ou aumentado tributo sem que haja estipulação em lei.
O que é o Princípio da Isonomia Tributária?
Princípio da isonomia: todos os contribuintes são iguais perante o fisco.
O que é o Princípio da Anterioridade Tributária?
Princípio da anterioridade: proíbe a União, os Estados e os municípios de cobrar tributos no mesmo exercício de sua instituição com exceção dos impostos de importação e exportação, o IPI, o IOF e os impostos extraordinários e as contribuições