Trabalho de Didática - Sobre Gênero
1- INTRODUÇÃO.....................................................................4
2- METODOLOGIA...................................................................6
3- CONCLUSÃO.......................................................................7
4- REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................8
1 - INTRODUÇÃO O conceito de gênero remete a todas as formas de construção social, cultural e linguística implicadas com processos que diferenciam mulheres de homens, incluindo aqueles processos que produzem seus corpos, distinguindo-os e nomeando-os como corpos dotados de sexo, gênero e sexualidade. Por igualdade de gêneros entende-se a defesa da igualdade do homem e da mulher no controle e no uso dos bens e serviços da sociedade. Implica, portanto, abolir a discriminação entre ambos os sexos e que não seja favorecido o homem em nenhum aspecto da vida social, tal como era frequente há algumas décadas na maior parte das sociedades ocidentais. A igualdade de gêneros consiste em estandardizar/padronizar as oportunidades existentes para distribuí-las de forma justa entre o sexo masculino e o sexo feminino. Os homens e as mulheres devem contar com as mesmas oportunidades de desenvolvimento. O Estado tem, portanto, de garantir que os recursos sejam repartidos de forma simétrica.
Apesar dos inúmeros avanços e transformações pelas quais a sociedade vem passando nas últimas décadas, as relações entre mulheres e homens mantêm uma grande assimetria. Essa diferença se manifesta também no interior da escola.
Nos últimos anos, o número de meninas frequentando a escola cresceu a ponto delas representarem hoje a maioria dos (das) estudantes brasileiros nas séries finais de todo o sistema educacional brasileiro, 57%. Além disso, a permanência na escola é maior também entre as meninas, seis anos em média, enquanto os meninos estudam em média por 5,6 anos. (Brasil/MEC, 2005).