Trabalho De Custos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BRENDA LAIS MATOS DOS SANTOS
CYNTIA LETHICYA DIAS SANTOS SILVA
LUIZA CAROLINNE DE CASTRO RÊGO
MAYRA MORAES VEIGAS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
São Luís
2015
BRENDA LAIS MATOS DOS SANTOS
CYNTIA LETHICYA DIAS SANTOS SILVA
LUIZA CAROLINNE DE CASTRO RÊGO
MAYRA MORAES
CONTABILIDADE DE CUSTOS: Custeio ABC
Trabalho entregue a Celso Beckman , Prof. da Disciplina de Contabilidade de Custo do curso de Administração- Bacharelado , da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como forma de obtenção da terceira nota.
São Luís
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CUSTEIO ABC 4
2.1 Conceituação e Finalidade 5
2.2 Como iniciar o ABC 6
2.3 Vantagens 6
2.4 Desvantagens 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA 9
1 INTRODUÇÃO
A globalização da economia fez com que as empresas evoluíssem para a produção de enormes variedades de produtos personalizados. Com o intuito de atender às exigências dos clientes, surgiu a necessidade de grandes alterações nos processos tecnológicos. Como consequência, os custos indiretos passaram a ser mais significativos, o que implicou um novo método de distribuição desses custos, capaz de distribuir melhor os custos indiretos aos produtos e serviços. A esse método foi dado o nome de custeio baseado em atividades - ABC (Activity Based Costing).
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.
2 CUSTEIO ABC
O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e