Trabalho De Custos
Professor: Claudio Viapiana
A importância dos Custos na Gestão Empresarial
Os custos têm se mostrado importantes em todas as etapas de uma empresa, desde o seu crescimento até amadurecimento.
No Brasil, os custos participarem de duas fases importantes para a consolidação da economia.
A primeira fase até o ano de 1994 e após com a estabilização da moeda.
Até o ano de 1994 era comum observar-se nas empresas a forma de fazer custos era arbitrária, onde se apurava o valor do “possível” custo de fabricação ou o preço de aquisição no comércio, e multiplica-se por 2,00, por 3,00, ou por 4,00 sem levar-se em conta se o cliente tinha condições de pagar esse preço ou não.
O pensamento em muitos segmentos empresariais não era ganhar no negócio principal da empresa e sim buscar ganhos fora da realidade no mercado financeiro, aplicando o dinheiro. Essa fase do Brasil, fez com que o País não se preocupasse com gestão e planejamento.
Com a estabilização da moeda, a partir do Plano do Real em 1994, ter custos corretos para formação de preço de venda tornou-se imprescindível para ter a rentabilidade do negócio.
Porém, na gestão empresarial os executivos se defrontam com o desafio da gestão estratégica de custos num cenário cada vez mais competitivo.
E esse cenário transformou-se na maior parte dos ramos de atividades a quebra do paradigma de custos, onde o mercado inverteu a tradicional fórmula de custos para determinar que o preço de venda na maioria das situações seja determinado pelo mercado e a margem de lucro seja incluída não pela margem de lucro pretendida e sim “o quanto o mercado pode pagar”.
Para a pequena ou média empresa nos dias atuais a importância de gerenciar corretamente seus custos tornou-se função primordial para a sobrevivência do negócio. Pois, o grande foco da empresa é lucrar e para isso elas são constituídas. Quando um investidor resolve colocar seu dinheiro na criação de uma pessoa jurídica ele não