trabalho de cultura e inovacao organizacional
VALORES
VALORES podem ser definidos como um conjunto de preceito, pré-conceito e conceitos formados, instituídos ou adquiridos, seja por ordem cultural, seja por ordem social, seja por condicionamento. Através dos valores se atribuem relevâncias e sentido às coisas, comportamentos, sociedade etc.
Eles contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. O sistema de valores representa a priorização dos valores individuais. Eles são identificados nos termos da importância relativa que atribuímos a valores como liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
TIPOS DE VALOR
Rokeach (1973) propôs uma lista de 18 valores instrumentais (descritos por um adjetivo) que conduzem a 18 valores fundamentais (descritos por um substantivo):
A pessoa procura ser (objetivo instrumental: ambicioso, tolerante, capaz, alegre, limpo, corajoso, indulgente, prestativo, honesto, imaginativo, independente, intelectual, lógico, afetuoso, obediente, educado, responsável, controlado; para alcançar (objetivo final): uma vida confortável uma vida excitante a sensação de alcançar alguma coisa um mundo em paz um mundo belo igualdade, segurança familiar, liberdade, felicidade, harmonia interior, amor maduro, segurança do país, prazer, salvação (fé), auto-respeito, reconhecimento social, amizade verdadeira, sabedoria.
Diversos estudos confirmam que esses valores variam muito de grupo para grupo. Os valores dos indivíduos que se encontram em categorias ocupacionais semelhantes tendem a ser similares. Entre grupos com marcantes diferenças há elevado grau de discrepância.
OS TRABALHADORES