Trabalho de comportamento humanos nas organizações
O comportamento organizacional è uma área que têm interesse no comportamento das organizações bem como do comportamento das organizações, desde as ações, cognições e motivos dos agentes humanos que afetam a estrutura, a estratégia e o funcionamento das organizações e vice-versa. Assim o comportamento organizacional é a ciência do comportamento humano que procura explicar, predizer e promover adaptação dos indivíduos, dos grupos e das organizações aos seus meios internos e externos. E no âmbito desta unidade curricular foi-nos proposto a elaboração de um trabalho, escolhendo um dos tópicos do programa desta unidade curricular. O tópico que escolhi foi a cultura organizacional por ser um tema vasto e rico. Dentro deste temática vou abordar os seguintes tópicos relacionados com os elementos programáticos desenvolvidos ao longo do semestre na unidade curricular “Comportamento organizacional” a sublinhar:
O conceito de cultura organizacional, as perspectivas de abordagem comportamental, os modelos tipológicos da cultura Organizacional e gestão.
Estes e outros itens, farão eco neste trabalho de pesquisa do final da unidade curricular.
1. Conceito de Cultura Organizacional Numa análise antropológica, tal como refere Neves (2000), o termo “cultura” começou por ser definido como um componente do sistema social, o qual se manifesta pelo modo de vida e pelos artefactos, onde se incluem o saber, a crença, a arte, a moral, a lei, os costumes, hábitos, assumidos pelo homem como membro da sociedade. Esta conceção de cultura pluralista e sócio-cultural que permaneceu de 1900 a 1950, subdividiu-se em duas correntes, sendo a primeira, mais simples, um conjunto de padrões culturais, criada pelos indivíduos que interagem, realçada pelas estruturas padronizadas da cultura, traduzida nos artefactos e comportamentos. A segunda, mais complexa, associada às formas de organização económica, política e social, sistemas de religião,